Entenda o que sua empresa precisa saber sobre o eSocial

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O eSocial é um projeto que faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital – Sped, plataforma tecnológica desenvolvida pelos órgãos fiscalizados da Receita Federal do Brasil. A grande vantagem é a possibilidade de unificar diversas declarações, como RAIS, SEFIP, DIRF e CAGED em um contexto menos burocrático e mais eficiente.

É válido destacar que o tema é especialmente importante para que os gestores corporativos possam alinhar os procedimentos relacionados ao eSocial e garantir um controle de excelência diante dessa nova obrigação.

Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar os principais aspectos do novo sistema, como aplicação, início de vigência, implementação e outras questões. Acompanhe e entenda melhor!

Início da obrigação

O eSocial será uma obrigação para todo tipo de empresa ou empregador — independentemente do porte ou estrutura. É importante compreender que a primeira entrega será feita com uma base completa de dados cadastrais da empresa, funcionários ativos e estrutura de cargos, por exemplo. A partir daí, a declaração terá periodicidade mensal.

O cronograma para início de vigência oficial da declaração é o seguinte:

  • 1º de janeiro de 2018: eSocial será obrigatório para empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões anuais;
  • 1º de julho de 2018: eSocial será obrigatório para todos os empregadores do Brasil.

Ambiente de testes do eSocial

Em agosto de 2017, a Receita Federal liberou a versão atualizada da plataforma eSocial para teste — com funcionalidades completas. O objetivo dessa medida é preparar as empresas para o preenchimento e entrega quando começar a obrigatoriedade efetiva de apresentação.

Com isso, as empresas nacionais poderão se preparar de forma mais objetiva sobre as peculiaridades da nova estrutura de apresentação das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias do sistema.

Para empresas que buscam otimizar seus processos de gestão, uma boa prática é encontrar um parceiro especializado e já começar a antecipar e estruturar as informações para entrega.

Desafios com a chegada do eSocial

Como comentamos, o eSocial é uma obrigação que possui o intuito de consolidar declarações. Em outras palavras, apesar da necessidade de apresentar informações novas e mais detalhadas, as empresas poderão reduzir uma série de custos com a gestão de informação.

A implementação pode ser o maior desafio diante dessa declaração, principalmente no que diz respeito ao cadastro de funcionários — já que muitas empresas possuem esses dados de forma defasada e descentralizada.

Ganhos na gestão

O eSocial cria a necessidade de unificar a gestão de muitos setores administrativos, já que o cruzamento de informações é essencial nesse novo contexto. Uma vez que tudo estiver corretamente alinhado, a empresa ganhará segurança extra em suas atividades, de modo a eliminar riscos fiscais.

Além disso, é uma oportunidade para garantir o bom controle da relação entre empresário, governo e o próprio trabalhador. Certamente um ganho de sucesso.

E então, leitor? O que achou dessas novidades sobre a chegada do eSocial? Você sabia que o certificado digital é indispensável para acessar e entregar essa obrigação? Aproveite para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e leia nosso artigo com os 7 benefícios do certificado digital para as empresas!

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