O que você precisa saber sobre a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)?

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um documento que contém cálculos contábeis referentes às despesas de determinado período. Nele, são apuradas as informações referentes a receitas, custos e resultados, sendo que essas informações são discriminadas segundo o princípio contábil.

\n\n

Para fins legais, esses dados são analisados anualmente, enquanto para a finalidade administrativa, são avaliados todos os meses — e para a parte fiscal, essa análise é realizada trimestralmente.

\n\n

Devido à necessidade do conhecimento de alguns aspectos do DRE por parte dos gestores, desenvolvemos este post com informações sobre o assunto. Confira!

\n\n

Como fazer o DRE na sua empresa?

\n\n

Para fazer um DRE é necessário realizar diversos cálculos utilizando os valores extraídos dos resultados das atividades da empresa. Vale lembrar que tudo deve ser feito de acordo com a legislação vigente, para evitar problemas futuros.

\n\n

A princípio, subtrai-se do valor bruto obtido de eventuais descontos, impostos, produtos devolvidos e trocas. Do resultado dessa operação, deve ser feita a dedução dos custos dos produtos vendidos.

\n\n

Depois disso, devem ser descontadas todas as demais despesas da empresa, para, em seguida, fazer a apuração dos resultados e descobrir se houve lucro líquido no período. Veja os detalhes logo abaixo:

\n\n

Qual é a estrutura de um DRE?

\n\n

Um DRE, basicamente é composto dos seguintes dados:

\n\n

Receita operacional bruta menos deduções das vendas, gerando o resultado, que é igual a sua receita líquida. Subtraindo-se o custo dos produtos vendidos, das mercadorias ou dos serviços prestados, obtém-se o valor da receita bruta. Deste, por sua vez, são deduzidas as despesas com vendas, administração e outras.

\n\n

Por conseguinte, somam-se outras receitas e subtraem-se as demais despesas financeiras. Do valor final, deve ser subtraída a quantia cobrada na incidência do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. E enfim, o resultado líquido do exercício terá sido encontrado.

\n\n

Qual é a importância do DRE?

\n\n

Realizar os cálculos do Demonstrativo do Resultado do Exercício é de extrema importância para as empresas — além de ser obrigatório segundo a Lei 6.404/76. Todo empresário deve solicitar que seus empregados apresentem os valores finais do DRE, pois, dessa forma, é possível avaliar os lucros e os resultados alcançados.

\n\n

Quais são os modelos de DRE?

\n\n

Vários modelos de DRE aparecem na internet, então procure uma das planilhas que mais se adapte às suas necessidades e faça o download dela. Você pode utilizá-la para ter noção de como tudo isso funciona na prática.

\n\n

Como fazer a análise do DRE?

\n\n

Como todo demonstrativo, o DRE é muito útil para te ajudar a fazer o seu planejamento tributário. Alguns itens importantes devem ser avaliados, e dentre eles estão a variação de receitas, as despesas diretas e a margem de contribuição, de lucro ou de prejuízo. Sempre que você avaliar o DRE, analise também outros fatores como impostos, regimes tributários e custos.

\n\n

Como controlar os investimentos da empresa e otimizar os custos?

\n\n

Uma dica muito interessante e que pode auxiliar os empresários é controlar todo e qualquer investimento da sua empresa. Nada deve ser adquirido sem antes acessar todas as informações financeiras necessárias.

\n\n

Já na parte da otimização de custos, deve-se contratar um profissional da área contábil, que avalie com muita calma todos os valores pagos em impostos, tais como: ICMS, CSLL, IR, COFINS e PIS.

\n\n

Para que a sua empresa se desenvolva, uma boa gestão é imprescindível. Utilize técnicas como as de controlar pendências e a organização de documentos. Grandes aliadas nessas questões são as empresas que prestam serviços fiscais e contábeis.

\n\n

Os profissionais qualificados auxiliam os empreendedores na administração, na emissão de notas fiscais eletrônicas, fornecem dicas para melhorar processos financeiros e ainda ajudam a fazer cálculos de FGTS e outros tributos.

\n\n

Portanto, é de extrema importância que os empreendedores façam os cálculos contábeis do DRE, visto que tal atitude mantém a organização financeira e auxilia no planejamento orçamentário das empresas. Dessa forma, também fica mais fácil saber exatamente onde investir. É importante considerar a contratação de uma empresa de serviços contábeis para esse processo.

\n\n

Gostou das nossas dicas? Então confira este artigo e conheça algumas vantagens da terceirização contábil na sua empresa!

Talvez você goste também: