O modelo de empresa familiar tem se tornado uma tendência cada vez maior no mercado atual. A opção por trabalhar com pessoas que já são do convívio particular, promovendo mais sintonia e garantindo uma melhor comunicação entre a equipe é a solução que muitos procuram.
Contudo, é importante frisar que assim como qualquer outro negócio, a profissionalização da empresa familiar deve ser sempre buscada. Melhores resultados e mais estabilidade do empreendimento só virão com a preocupação do gestor em otimizar os processos.
Pensando nisso, hoje vamos trazer 5 passos para você seguir e obter a profissionalização da melhor maneira! Acompanhe e confira.
1. Defina funções
O primeiro passo a ser dado é estabelecer as funções de cada colaborador no negócio. Não é porque o corpo principal é composto por familiares que você, como gestor, não precisa decidir o que é de responsabilidade de cada um.
De nada adianta, para a saúde da empresa, usar familiares em funções que eles não se sintam à vontade ou estejam infelizes.
Portanto, tenha a comunicação como sua primeira aliada, mapeie processos e encontre setores específicos para os funcionários e lembre-se que dentro do empreendimento, eles são colaboradores como quaisquer outros!
2. Invista em treinamentos
A capacitação é um aspecto que sempre deve ser considerada: muitas vezes, uma equipe que não evolui impede o desenvolvimento da corporação. Por isso, uma boa prática é investir em treinamentos, contratar fornecedores capazes de levar conhecimento para dentro do ambiente profissional.
Dessa forma, as metas definidas se tornam muito mais fáceis de serem alcançadas, melhorando a produtividade e a qualidade do serviço prestado. Além de uma empresa familiar muito mais profissional, você terá um time cada vez mais interessado no trabalho.
3. Considere a automatização
Que a tecnologia já faz parte do dia a dia de todas as pessoas, qualquer gestor sabe. Contudo, muitos ainda são relutantes a aplicá-la dentro de seu empreendimento.
A automatização de tarefas é uma solução cada vez mais impactante, garantindo que atividades básicas e que consomem muito tempo possam ser realizadas de forma ágil e prática, com auxílio de ferramentas eletrônicas.
Seja preenchendo cadastro de clientes, atualizando dados no sistema ou com quaisquer outras funções simples, automatizar é uma escolha inteligente que sempre traz bons reflexos para um negócio que quer se destacar.
4. Aprimore a gestão
É por meio da gestão que você poderá acompanhar o andamento da empresa familiar e quais os pontos estão deixando a desejar. Então, por que não investir em métodos mais profissionais para fazer essa medição?
Hoje, o mercado possui softwares capazes de tornar o desafio da gestão menos problemático, apontando indicadores, facilitando a conferência de dados e poupando seu tempo, que poderá ser empregado em outras áreas!
5. Conte com parceiros de contabilidade
A contabilidade é um setor complicado que requer conhecimentos especializados. De nada adianta ter um familiar leigo para gerir a saúde econômica do seu negócio, se ele não souber fazer o controle correto dessa área.
Portanto, o mais indicado é que você conte com um parceiro que já possua vivência com consultoria contábil, capacidade técnica e serviços relacionados.
Dessa forma, sua empresa poderá lidar com passivos tributários, ter mais segurança para fazer investimentos e auxílio especializado para sanar quaisquer dúvidas. Esse é um setor que deve ser planejado sempre para garantir a estabilidade fiscal do seu negócio!
Gostou desses 5 passos para profissionalizar sua empresa familiar e ter mais sucesso no mercado? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber, diretamente no seu e-mail, outros conteúdos que vão ajudar você a gerir a sua empresa!