A certificação ISO 9001 foi desenvolvida pela entidade Suíça ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, em português), que tem sede em Genebra. Essa entidade, mundialmente respeitada, é responsável por elaborar normas para a padronização de produtos e processos, de modo a facilitar o intercâmbio de mercadorias e a escolha de fornecedores qualificados.
\n\n
A ISO 9001 é uma norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade, aplicando a metodologia PDCA de melhoria contínua. Essa norma, assim como as demais normas da ISO, é revisada periodicamente. A revisão atual da ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015.
\n\n
A norma ISO 9001 é dividida em seções que tratam de diversos aspectos, que abordaremos resumidamente:
\n\n
Contexto da organização
\n\n
Requisita que a empresa defina o sistema de gestão da qualidade (SGQ) considerando o contexto em que está inserida e os interesses das partes interessadas no negócio.
\n\n
Liderança
\n\n
Requisita comprometimento da alta direção da empresa em liderar o sistema de gestão da qualidade, manter o foco no cliente, estabelecer a política da qualidade e estabelecer os papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
\n\n
Planejamento
\n\n
Requisita que sejam planejadas ações para abordar riscos e oportunidades, os objetivos da qualidade e as mudanças do SGQ.
\n\n
Apoio
\n\n
Requisita que a empresa gerencie os recursos, a infraestrutura, o conhecimento, a competência, a comunicação e a informação documentada necessários para o SGQ.
\n\n
Operação
\n\n
Requisita o planejamento e o controle operacional de todas as etapas de realização dos produtos e serviços, inclusive o controle de processos de produtos e serviços providos externamente, assim como o controle de saídas não conformes.
\n\n
Avaliação de desempenho
\n\n
Requisita o monitoramento, a medição, a análise e a avaliação de indicadores adequados à empresa, especialmente que demonstrem os resultados referentes à eficácia do SGQ, ao grau de satisfação do cliente, à eficácia das ações para abordagem de riscos, à oportunidade e ao desempenho dos provedores externos, dentre outros.
\n\n
Melhoria
\n\n
Requisita a melhoria de produtos, serviços e da eficácia do SGQ, especialmente visando aumentar a satisfação do cliente e dar tratamento adequado a não conformidades.
\n\n
Como vimos, a norma é muito abrangente e contribui significativamente para a melhoria geral da gestão empresarial. Dentre as vantagens de implantar o sistema de gestão da qualidade, atendendo os requisitos da ISO 9001, podemos citar:
\n\n
- \n
- \n
Ampliação da credibilidade da empresa.
\n
- \n
Redução de gargalos de produção.
\n
- \n
Melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços.
\n
- \n
Padronização de processos.
\n
- \n
Redução dos riscos do negócio.
\n
- \n
Redução de custos.
\n
- \n
Redução de retrabalho.
\n
- \n
Aumento da produtividade.
\n
- \n
Aumento da satisfação dos clientes.
\n
- \n
Melhoria da comunicação interna, do clima organizacional e da satisfação dos colaboradores.
\n
- \n
Melhoria da relação com investidores, fornecedores e outras partes interessadas no negócio.
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n\n
Implantar a ISO 9001 é uma decisão estratégica da empresa, que traz inúmeras vantagens para a organização. A ISO 9001 é aplicada em mais de 170 países ao redor do mundo.
\n\n
Agora que você já sabe o que é ISO 9001 e entende as vantagens de ter esse certificado, que tal descobrir como investir em vantagem competitiva para sua empresa?