O sucesso de qualquer empreendimento depende da monitoração ininterrupta dos resultados. É a análise de dados que permitirá aos gestores agir a tempo, eliminando erros, corrigindo rotas e propondo alternativas para manter o negócio nos trilhos.
Neste post, vamos saber quais são os indicadores de desempenho fundamentais para um bom diagnóstico sobre a saúde financeira de uma empresa.
1. Faturamento bruto
Trata-se da soma de todos os recursos financeiros que entram no caixa da empresa ao longo do mês, como fruto da comercialização de produtos e serviços. O faturamento bruto é capaz de sinalizar se um negócio está gerando menos receita do que deveria, mediante as metas estabelecidas no planejamento, o que possibilita ao gestor conhecer mais profundamente o mercado em que ele atua.
2. Ticket médio
Este indicador resulta da média de todas as vendas. Para o cálculo, basta dividir o faturamento total em um determinado período pelo número de vendas concretizadas.
É um dado importante para mostrar ao gestor que tipo de item gera mais resultado: se o ticket médio for um valor considerado alto, pode ser um sinal de que a empresa deveria privilegiar seus produtos mais caros e de maior qualidade, em vez de uma estratégia voltada para itens mais baratos.
3. Custo fixo
Diz respeito a todas as despesas que não variam ao longo dos meses, como o aluguel e o salário dos funcionários, por exemplo. Independentemente do faturamento, os custos fixos, como o próprio nome sugere, permanecem os mesmos.
Vale acrescentar que pequenos e médios negócios devem sempre perseguir custos fixos baixos, para evitar que o lucro da empresa seja consumido ou mesmo que haja desequilíbrio financeiro com o passar do tempo.
4. Lucratividade
Corresponde à porcentagem de ganho em um negócio, quando as margens de lucro líquido são comparadas ao faturamento total. Portanto, a lucratividade demonstra o quanto a empresa pode gerar realmente, em termos de ganhos, a partir de todo os custos e do trabalho desenvolvido em um terminado período — lucratividade mensal ou quinzenal, por exemplo.
Não deve ser confundido com o indicador “lucro”, que é obtido após diminuir os custos do faturamento total.
5. Rentabilidade
Os investidores ficam de olho neste indicador o tempo todo, uma vez que ele pode revelar qual é o verdadeiro ganho — o retorno esperado em um determinado negócio, a partir de seus ativos, suas vendas e todo o capital investido.
A partir da rentabilidade, o gestor também passa a conhecer a sazonalidade do negócio, ou seja, os períodos em que uma atividade se mostra mais ou menos rentável.
6. Ponto de equilíbrio
Equivale à quantia mínima de vendas de produtos e/ou serviços necessária para arcar com todos os custos envolvidos na operação da empresa, sem que haja prejuízo. Em outras palavras, trata-se do momento em que as vendas geram um valor igual ao das despesas totais do negócio — em um mês ou ao longo de um ano, por exemplo. Quanto se atinge o ponto de equilíbrio, portanto, não há nem lucro nem prejuízo.
Os indicadores de desempenho correspondem a um dos pilares da gestão empresarial e são válidos para empreendimentos de todos os tamanhos. Analise cuidadosamente seu negócio, escolha os indicadores mais adequados ao seu nicho de mercado e acompanhe de perto os resultados!
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