Manter organizadas as despesas da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é uma jornada atemporal. Entretanto, em tempos de crise, é preciso se adequar ao mercado e adotar medidas mais complexas e ainda mais efetivas, de modo que seja possível manter o negócio sem interferências econômicas negativas.
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Saber priorizar as despesas é um passo importante e indispensável. A seguir, você encontrará dicas de gestão que facilitarão esse processo, de modo que sua empresa possa se adequar ao atual cenário econômico. Acompanhe!
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Análise do orçamento com corte de custos
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É bem comum que empresas iniciem o processo de gestão de despesas reduzindo e cortando gastos. Porém, antes disso, é preciso conhecer, de fato, todos as despesas de empresa. Criar um bom orçamento é uma forma de conseguir essas informações: estudar o faturamento e descobrir se ele é suficiente para quitar despesas como pagamento de funcionários, impostos e fornecedores é essencial.
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Vale frisar que o corte irracional de custos — quando afetam a satisfação do cliente, o bem-estar dos funcionários ou, ainda, restringem recursos que são importantes para a produtividade da empresa — não é positivo no longo prazo, uma vez que pode comprometer o sucesso das negociações e o crescimento da empresa.
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Controle do fluxo de caixa
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Existem quatro pontos essenciais que devem ser considerados em um fluxo de caixa, principalmente quando o cenário econômico é instável:
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Selecionar e separar as despesas fixas e variáveis.
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Definir um valor limite para cada grupo de despesas.
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Nunca relacionar as despesas pessoais com as despesas da negócio.
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Controlar diariamente o fluxo, dando atenção às entradas e saídas.
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Otimização do planejamento de gastos
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Planejamento é a palavra de ouro quando o assunto é priorização de despesas. Descobrindo exatamente quais são os gastos da sua empresa, é possível apostar em um melhor e mais efetivo planejamento.
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O ideal é investir no planejamento mensal, deixando claro as reais necessidades de investimento, sem cometer excessos. Vale salientar, inclusive, que deve haver cuidado ao escolher as áreas da empresa que receberão qualquer tipo de investimento. É inadequado, por exemplo, investir em um setor que não é tão estratégico para o andamento do negócio e que não exige aporte.
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Fidelização de clientes
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Em tempos de crise, manter bons clientes fidelizados é uma alternativa eficaz para o fechamento de excelentes negócios. Com uma carteira de clientes fidelizada, a necessidade de criar iniciativas que atraiam novos clientes tende a ser menor, gerando menos custos.
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Existem inúmeros métodos de fidelizar clientes, porém, os que envolvem promoções e ações que estimulam a contratação ou a venda do seu produto/serviço tendem a ser mais vantajosos. Além de manter os clientes fiéis à marca — mesmo em um momento econômico no qual o poder de compra está bem mais reduzido — a empresa ainda lucra com a venda dos seus produtos e serviços.
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Gostou das nossas dicas sobre como manter o seu negócio a salvo, mesmo em tempos de crise? Pronto para aplicar as estratégias mencionadas? Compartilhe conosco sua opinião deixando seu comentário!