O certificado digital para empresas é um arquivo eletrônico que permite que o seu portador assine digitalmente os documentos que emitir. Ele surgiu para acompanhar as inovações tecnológicas, para facilitar a rotina de trabalho e para garantir mais segurança às transações realizadas pela internet.
Por ser assim, a lei estabelece, atualmente, que todos aqueles que emitem nota fiscal são obrigados a adquirir esse certificado. Porém, em razão dos inúmeros benefícios que ele oferece, até aqueles que não são obrigados estão optando por utilizá-lo.
Ainda não tem? Então, confira 7 vantagens e não perca mais tempo!
1. Segurança
Ao assinar um documento por meio do certificado digital, você estará amparado por lei e não correrá riscos de fraudes e alterações no arquivo, uma vez que ele ficará bloqueado para edições.
Também convém destacar que a troca de dados é criptografada e, com isso, é muito mais difícil de ser acessado por terceiros.
2. Redução de despesas
Com a utilização do certificado digital, não será necessário imprimir documentos, gastar com reconhecimento de firma em cartórios ou investir em procedimentos de faturamento e logística da nota fiscal eletrônica etc.
Se você fizer o cálculo mensal dessas despesas, verá o quanto reduzi-las representará um impacto nas contas da sua empresa.
3. Facilidades na declaração do Imposto de Renda
Aqueles que possuem o certificado digital conseguem baixar os arquivos da declaração do Imposto de Renda para ajustes e inclusão de despesas e deduções. Além disso, também fica mais fácil acompanhar o processamento da declaração e retificar informações.
4. Possibilidade de participar de leilões eletrônicos
A Receita Federal e a Polícia Federal disponibilizam os leilões em um Sistema de Leilão Eletrônico. As pessoas físicas ou jurídicas que tiverem interesse em participar dos processos precisam adquirir um certificado digital, já que somente com ele é possível acessar os lotes e as datas disponíveis para o envio de propostas.
5. Elaboração de procurações eletrônicas
Como o certificado digital para empresas permite a assinatura segura e impede a alteração das informações do arquivo após ele ter sido assinado, as procurações podem ser enviadas por meio eletrônico.
6. Redução da burocracia
Vários tipos de serviço podem ser realizados pela internet se você tiver o certificado digital. Além de maior segurança nas transações bancárias e na emissão das notas fiscais, você poderá, por exemplo, liberar pelo computador a chave de conectividade do FGTS na Caixa Econômica Federal.
7. Mobilidade
Além de todas as vantagens anteriores, o certificado digital pode ser instalado em mais de um computador. Com isso, você pode trabalhar tanto na empresa quanto em casa. Isso facilita a sua vida e ainda permite que você trabalhe ou envie arquivos durante uma viagem, por exemplo.
Agora que você já sabe as vantagens de obter um certificado digital para empresas, não perca tempo e comece a modernizar a sua empresa e a facilitar a sua vida. Nada melhor que usar a tecnologia a seu favor!
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